Soma 198.511 unidades, correspondentes ao atendimento de 794.044 pessoas, o volume de unidades habitacionais cuja construção o governo do Estado tornou viável, por intermédio da Secretaria da Habitação, no período de 2011 a 2014. Desse total foram efetivamente entregues, naquele período, 58.335 unidades. Outras 97.883 se encontram nos respectivos canteiros de obras e 42.293 estão com os contratos assinados. Estão em execução 9.645 obras de urbanização. Outras 1.440 foram autorizadas.
As informações sobre esses números e programações de obras foram disponibilizadas pela Companhia para o Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e Casa Paulista, do Governo do Estado de São Paulo.
A CDHU informa que, ao longo do ano passado, foram entregues 23.265 moradias. E, dentre as intervenções realizadas no período, estão a urbanização e o reassentamento de famílias em Cubatão, pelo programa Serra do Mar; ações semelhantes realizadas no bairro de Vicente de Carvalho, em Bertioga; a urbanização na região dos mananciais da Billings e da represa Guarapiranga; e os reassentamentos habitacionais em Carapicuíba, Guarulhos, Santo André e São Bernardo do Campo. Ela registra também o reassentamento de famílias que foram removidas de áreas de influência das obras do Rodoanel (trecho Sul) e do corredor viário Jacu-Pêssego.
A companhia salienta que a Secretaria de Habitação assinou, no ano passado, convênio com a prefeitura paulistana, para a construção de 30 mil moradias nos próximos três anos. E fez o lançamento do edital da PPP da habitação para construir 14.124 unidades no centro expandido da capital.
A CDHU desenvolve o Programa Qualihab, que tem em vista manter um processo evolutivo de qualidade em seus programas habitacionais. Segundo esse programa, as moradias contam com melhorias, como pé-direito ampliado de 2,40 m para 2,60 m; laje ou forro; azulejos nas áreas molhadas; piso em todos os cômodos; esquadrias de alumínio e sistema de aquecimento solar para chuveiro. Na área externa prevê muros divisórios entre os lotes, cobertura na área de serviço e abrigo para botijão de gás. Nos empreendimentos verticais há sistema individualizado de água.
São Paulo, segundo a companhia, continua a ser o único Estado da federação que repassa 1% do ICMS para investimento em habitação de interesse social. (Nildo Carlos Oliveira)
A companhia estadual informa que vem mantendo o padrão de qualidade que disseminou por intermédio do Qualihab, programa que considera as diretrizes das normas NBR/ISO 9000
Fonte: Revista O Empreiteiro