Usina com potência instalada de 94 MW começa a operar em julho no RN

Compartilhe esse conteúdo

Mais uma usina eólica deve entrar em operação no Rio Grande do Norte em julho deste ano. O parque está sendo instalado no município de São Bento do Norte, no litoral do estado, e terá potencial instalado de 94 MW – capazes de garantir energia para uma população de 250 mil habitantes.

Serão 47 aerogeradores fornecidos pela Vestas Wind Systems de 2 MW cada. O projeto está sendo desenvolvido pela Galvão Energia e prevê um investimento total de R$ 401,4 milhões, com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social financiando R$ 282 milhões – o que representa 70,7% do montante.

Após ter sido iniciada a obra em abril de 2012, a usina eólica está em fase final de instalação, passando pela construção das subestações, que serão responsáveis pela transformação da energia de baixa para alta tensão, para que seja interligada ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Toda a parte de infraestrutura civil já foi realizada e inclui os caminhos de acessos e as fundações das torres dos aerogeradores.

Para o presidente o presidente da Galvão Energia, Otávio Silveira, a fase de fundação e construção de caminhos de acesso foi uma das mais desafiadoras do projeto. “Cada fundação tem mais ou menos 600 m³ de concreto”, conta.

Para a parte de montagem, o grande desafio foi a logística para conseguir chegar com todos os equipamentos aos sítios e para o transporte dos guindastes, que serão responsáveis pela montagem dos equipamentos.

Cada torre pesa em média 270 t e tem 95 m de altura. As pás chegam a uma dimensão de cerca de 50 m cada.
“Imagina o que é montar a 100 m com um guindaste e com o vento de 40 km/h. É preciso muito cuidado nessa etapa da obra”, dimensiona. A obra, executada em aproximadamente 2 mil ha de área total, contou no momento de maior pico das instalações com cerca de 400 colaboradores diretos.

Fonte: Revista O Empreiteiro


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário