Empreender no Brasil em 1993, quando o País ainda estava engatinhando para sair da crise dos anos 80, apenas com uma salinha alugada e uma secretária eletrônica, não foi fácil. Entretanto, uma forte crença na realização de um sonho, carregando uma bagagem técnica sólida e muito comprometimento com a empresa recém-constituída, foi a fórmula para não se parar no meio do caminho.
Seguindo em frente, com a disposição de criar a própria equipe dotada de importantes valores, que carrega até hoje, tais como embasamento técnico, criatividade, ética, comprometimento e foco em atender as demandas dos clientes, ou seja, praticando engenharia na sua essência, a SEEL cresceu com sustentabilidade.
Harmonizar a qualidade em prestar serviços com produtividade em meio a oscilações vivenciadas por dois ciclos econômicos que o Brasil passou nas últimas duas décadas, só foi possível devido a uma conjugação de fatores. O equilíbrio da SEEL em contar com clientes de empresas públicas e privadas, conhecimento acumulado em geotecnia, a escolha criteriosa dos equipamentos adquiridos (já que os recursos eram escassos), a disposição em atender às situações de emergência e o constante aperfeiçoamento de processos de gestão foram essenciais.
Independente do momento, a empresa sempre teve a determinação em não apenas atender, mas superar as expectativas de clientes. Nesse sentido, foram inúmeras as soluções de engenharia em obras que, surpreendendo pela funcionalidade e sustentabilidade, se mostraram referências para os empreendimentos seguintes no mercado.
Outra ação que merece destaque foi a incansável perseguição, desde sua constituição, pelos procedimentos ligados à qualidade, que resultaram na obtenção em 2008 (e manutenção até os dias atuais) das três certificações relativas: ISO 9001 (Qualidade), ISO 14001 (Gestão Ambiental) e 0HSAS 18001 (Saúde Ocupacional e Segurança). O impacto de todo esse empenho, além da evolução do ambiente interno de trabalho da SEEL que, logicamente, chega ao mercado, também possibilitou a empresa ao ingresso em clientes mais exigentes que demandam de seus contratados maior estrutura organizacional, tais como Petrobras, a mineradora Vale, entre outros.
Seguindo neste caminho, a SEEL expande sua atuação para obras de maior porte, apoiada no planejamento estratégico desenvolvido em 2015, bem como em processos de governança e gestão mais robustos.
*Ricardo Mattos é diretor da Seel