As vendas de material de construção recuaram 8% em junho no comparativo com o mês de maio. Com relação a junho do ano passado, o resultado foi 2,5% menor. Já no acumulado do ano, as vendas caíram 3,5%. Os dados são de pesquisa da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco).
Os segmentos que apresentaram melhor desempenho de venda em junho foram telhas e caixas d’água de fibrocimento (8%), metais sanitários e louças sanitárias ( 6% cada.). Os lojistas esperam recuperar parte do prejuízo neste mês de julho.
A entidade espera melhora das vendas no segundo semestre, que representam 60% do movimento, mas revê para baixo a expectativa de crescimento para o ano. “Encerramos junho com um desempenho aquém do esperado e, por enquanto, estamos revendo a expectativa de crescimento em 2014 de 7,2% para 3,5”, explica o presidente da Anamaco, Cláudio Conz.
No ano passado, o varejo de material de construção registrou vendas 4,4% superiores a 2012 e um faturamento recorde de R$ 57,42 bilhões.
Fonte: Anamaco