A Volvo Construction Equipament vem mantendo um fluxo contínuo de resultados positivos na América Latina. Comercializou 1014 máquinas em 2004; 1263 unidades em 2005; 1436 em 2006; 2504 em 2007; 3217 em 2008 e, no ano passado, 2460, com um pormenor: desse total, 73% ficaram no mercado de obras do Brasil.
Quem forneceu essa informação foi o presidente da Volvo CE LA, Yoshio Kawakami, em encontro com a imprensa paulista, dia 23 último. Ele disse que a empresa manteve a tendência de crescimento de anos anteriores, registrando um aumento de 17% no volume de vendas no Brasil. “E isso aconteceu” – assegurou – “apesar da crise mundial. Portanto, 2009 foi um excelente ano para os nossos negócios”.
Ele atribui tais resultados à expansão da linha de produtos e a uma estratégia de comercialização que antecipou o ingresso, no Brasil, de equipamentos compactos de marca. Além disso, a recuperação da economia no segundo semestre do ano passado foi determinante para que a empresa recuperasse as vendas que caíram no final de 2008, por conta da disseminação da crise financeira global.
Em termos mundiais, os resultados se devem, segundo ele, ao rompimento de fronteiras que anteriormente não eram transpostas com tanta desenvoltura. “Hoje, o Ocidente caminha para o Oriente e, o Oriente, se encaminha para o Ocidente”, disse ele, em uma frase de efeito para salientar que todos os olhos se voltam atualmente para a Ásia, em especial para a China.
Kawakami lembrou que em 2009 a empresa começou a produzir, no Brasil, os equipamentos Road Machinery, uma linha cuja comercialização, com modelos importados, começara em 2007 em outros países da América Latina. São equipamentos para operações de nivelamento, compactação e pavimentação. A unidade fabril brasileira está fabricando, desde o ano passados, dois modelos de compactadores de solo (SD105F e SD105DX), voltados em especial para obras rodoviárias, urbanas e de barragens.
Em 2009, a empresa havia introduzido, no mercado brasileiro, duas novas linhas de produtos – as retroescavadeiras BL60 e BL70 e a miniescavadeira EC55B Pro. Este ano, a Volvo está lançando mais três modelos de miniescavadeeiras (EC27C, EC35C e ECR88).
Tais equipamentos se caracterizam pela força de escavação, compatibilidade dos implementos, estrutura robusta, braços longos e conforto e segurança para os operadores. Os joysticks situam-se perto do descanso dos braços para maior conforto e são movidos hidraulicamente. Todas as máquinas lançadas no Brasil são equipadas com motor da marca de alto desempenho e baixo consumo de combustível e emissão de gases. Elas possuem um circuito de dupla ação padronizada para uso com implementos hidráulicos, como rompedores, perfuratrizes e garras.
Fonte: Estadão