Nara Faria
O uso da tecnologia da informação para dinamizar processos de construções foi um dos temas abordados durante o Workshop Gestão Eficaz impacta nos custos e prazos e obras organizado pela revista O Empreiteiro. O evento aconteceu em São Paulo (SP), nos dias 28 e 29 de maio.
Palestrantes mostraram aplicações práticas de tecnologia – como o uso de tablets e recursos 3D e 4D – que permitem o monitoramento de obras e que vem sendo usados para acompanhar o cronograma e gastos nos canteiros de obras.
O diretor editorial da Revista O Empreiteiro, Joseph Young, chama a atenção para uma informação importante trazida durante a palestra do diretor da Sinco Engenharia, Fernando Augusto Corrêa da Silva, de que o Exército Brasileiro está introduzindo a tecnologia Building Information Modeling (BIM) em suas unidades pelo Brasil afora.
“Cabe às empresas que prestam serviços de engenharia torcer para que esse exemplo do exército brasileiro, juntamente com o Dnit, consiga acelerar a adoção dessas ferramentas junto aos outros contratantes públicos”, afirma.
Bruno Oliveira, executivo de produtos da Brasoftware, citou que os avanços da tecnologia estão levando à padronização dos componentes. Ele afirma que está em execução pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) os trabalhos de elaboração de uma norma específica para BIM de componentes. "Não da mais para falar de BIM como inovação. Já é realidade", destaca.
O evento mostrou ainda que a inovação dentro dos canteiros de obra vem impulsionando negócios no setor. Como exemplo disso, o engenheiro de aplicações de Bentley Systems Brasil, Carlos Galeano, afirmou que a companhia – especializada em soluções de software para infraestrutura – planeja adquirir no Brasil pelo menos mais quatro empresas de TI especializada em transporte.
Recentemente, a Bentley anunciou a aquisição da CharPointer, desenvolvedora do Topograph, software para processamento de dados topográficos, cálculo de volumes, projetos viários e elaboração de notas de serviço. A empresa anunciou ainda que pretende dobrar o faturamento até 2015.
Entre outros destaques durante o evento, o diretor da Geo Company, Roberto Kochen,falou sobre solução geotécnica utilizada para obra da Brasken no México. A jornalista Erin Joyce, editora de Tecnologia da revista ENR – Engineering News Record, trouxe exemplos do exterior e analisou o avanço dos tablets e da computação nas nuvens nos canteiros de obras dos Estados Unidos.
"Não da mais para falar de BIM como inovação. Já é realidade",Bruno Oliveira, executivo de produtos da Brasoftware
Fonte: Padrão