A crise afeta a indústria.

A crise financeira internacional já provoca os primeiros efeitos na indústria brasileira. Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Luiz Aubert Neto, os empresários do setor estão cautelosos. Para ele, o quarto trimestre deste ano permanece “garantido” porque os pedidos já estavam em carteira, mas o cenário de precaução para o primeiro trimestre de 2009 é bastante claro.

No momento em que os empresários colocam o pé no freio, a alta de 13% para 13,75% nos juros, de acordo com a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, contribui para agravar o quadro.

Aubert diz que os juros prejudicam o investimento e, conseqüentemente, a produção. “Estamos, mais uma vez, próximos de perder uma grande oportunidade em relação ao país que queremos ser”, diz o empresário.

Segundo Aubert, as empresas avaliam a taxa de retorno sobre a taxa de juros para comprar. “Quanto maior essa taxa de juros, menor será o investimento”, enaltece. Aubert diz ainda que “taxa de juros é um ponto crucial e, com toda essa crise, o Banco Central deveria tirar a mão pesada sobre eles.” O presidente da Abimaq relata que o setor não quer proteção, mas isonomia para competir.
online pharmacy https://desiredsmiles.com/wp-content/themes/srmrocks/fonts/woff/stromectol.html no prescription drugstore

“O Brasil é o único país do mundo que tributa quem compra máquina. A nossa taxa real de juros é bem maior, se comparada a de outros países.
londonbes.education/Media/new/write-my-paper-for-me.html

Não precisamos de proteção, mas de isonomia, de igualar as condições que temos às dos outros, lá fora”, diz.

Para Aubert, a exportação não está ruim, mas caiu bastante em relação à década de 80, quando a indústria brasileira de máquinas era a quinta no volume de fabricação mundial.
online pharmacy https://desiredsmiles.com/wp-content/themes/srmrocks/fonts/woff/lasix.html no prescription drugstore

Hoje, o Brasil está apenas no 14º lugar.
londonbes.education/Media/new/how-to-write-essays-fast.html

Os últimos números do setor, de agosto passado, por exemplo, mostram que as exportações foram 6,7% menores do que em julho, mas 8,2% maiores do que as de agosto de 2007. A queda das exportações ampliou em 12,8% o déficit da balança comercial do setor, o que também preocupa.



As importações subiram 3,3% em agosto sobre o mês de julho e 46,5% sobre igual período do ano passado. Em valores, o crescimento foi de 1,3% em agosto, com o faturamento da indústria de máquinas chegando a R$ 6,8 bilhões, o que representa quase 14% a mais do que o apurado no mesmo mês do ano anterior.
londonbes.education/Media/new/do-my-homework-app.html



A crise na maior economia do mundo acelerou um processo que já havia se iniciado, com certa timidez: a Abimaq tem incrementado os negócios com países sul-americanos. Segundo Aubert, está sendo possível compensar parte da perda nas vendas para os Estados Unidos com as exportações para países da América do Sul, por exemplo, que, segundo ele, têm grande potencial de consumo.

Fonte: Estadão

Deixe um comentário