Abimaq defende redução de impostos

Tomou posse a nova diretoria da Câmara Setorial de Máquinas Rodoviárias, da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), para a gestão 2013-2015. Andrea Zamolyi Park, da Caterpillar, manteve-se na presidência.

No evento de posse, a executiva relacionou a pauta de ações do grupo nos próximos anos. Um deles refere-se à isonomia fiscal. A Hyundai, em parceria com a BMC, inaugurou unidade industrial no início de 2013 em Itatiaia (RJ) com isenção de 10% no ICMS para escavadeiras hidráulicas e pás-carregadeiras.

“Queremos benefícios iguais em São Paulo. Houve queda de competitividade por conta disso. A redução do ICMS no Estado representaria economia aos fabricantes de R$ 500 milhões”, revelou Andrea, afirmando já ter aberto diálogo com governo estadual sobre a questão.

A executiva explicou que o comitê tem atuado para se aproximar mais do BNDES, que tem papel importante no credenciamento de máquinas para adesão ao Finame. “O banco é um grande parceiro. Temos mostrado a eles a importância do programa para o segmento”, relata.

Nos últimos anos, o comitê se debruçou para garantir concorrência mais leal entre fabricantes e importadores. “Pedimos condições iguais, não somente no preço. Incluímos a margem de preferência nas licitações, o que já foi um passo importante”, explica ela. De acordo com Andrea, uma máquina importada chegou a ter R$ 170 mil a menos de diferença no preço de uma máquina fabricada no Brasil.

Mas, segundo ela, o mercado está mudando, por um lado com algumas empresas antes importadoras instalando fábricas no País e por outro lado com os usuários exigindo mais assistência técnica. “O câmbio alto também vem inibindo as importações”, conta.

(Augusto Diniz)

Fonte: Revista O Empreiteiro

Deixe um comentário