Ampliação de via em condições desfavoráveis

Outro projeto finalista do prêmio Be Inspired, da Bentley, de implementação no Brasil, é a obra de prolongamento da rua Humberto de Campos, em Blumenau (SC). A categoria em que ela concorreu foi a Innovation in Roads (Inovação em Rodovias).

O projeto, desenvolvido pela Sotepa, que atua em consultoria de engenharia, envolveu várias restrições. Blumenau tem uma infraestrutura viária adaptada à sua geografia característica de fundo de vale. A escassez de espaço e ocupação desenfreada resultaram em vias estreitas e poucas permitem ligação contínua entre bairros.

Mesmo assim, a Sotepa conseguiu definir a acomodação de três faixas em cada sentido da via, além de calçada e via exclusiva para bicicleta. Para isso, foram usados programas de cálculos complexos de alta performance, capazes de fazer ajustes precisos ao traçado, principalmente em intersecções e áreas de acesso, definindo também as cotas e altitudes de seus diversos trechos.

A flexibilidade da ferramenta permitiu a integração entre o ambiente de projeto e a realidade física local, simplificando muito o processo. O traçado horizontal agora pode ser alterado interativamente, movendo, incluindo ou excluindo vértices. Quando estas alterações ocorrem, o software ajusta automaticamente os pontos de interseção vertical sem precisar reprojetar o traçado.

Esta técnica possibilitou redução de 25% no tempo de desenvolvimento do projeto. Foram usadas também ferramentas de coordenadas geométricas, usadas pelos projetistas para definir sinalização, relocação de postes e abrigo de passageiros, entre outras obras complementares.

O engenheiro Andrei de Figueiredo, da Sotepa, explica que antes os projetos da empresa não usavam soluções com todas as habilidades necessárias. “Ficou mais fácil com estes programas. Reduzimos, por exemplo, o projeto de sinalização da via de seis para duas semanas”, ressalta.

A Sotepa é responsável pelo projeto e supervisão da obra do complexo da ponte do Badenfurt e do prolongamento da rua Humberto de Campos, que darão acesso mais rápido à região central de Blumenau. As duas iniciativas integram o Projeto Blumenau 2050 e, juntas, somam um investimento da ordem de R$ 58 milhões.

Fonte: Padrão

Deixe um comentário