SÃO PAULO – Sócia estratégica das duas maiores petroquímicas do país, a Petrobras não poderá vetar nenhum projeto futuro da Braskem, onde passou a ter 25% do capital total, ou da recém-nascida Companhia Petroquímica do Sudeste (CPS), onde a estatal tem fatia de 40%. Pelos acordos de acionistas assinados hoje, Braskem e CPS terão liberdade total para tocar a suas respectivas estratégias de crescimento, desde que sempre focadas na indústria petroquímica.
“Um dos pontos importantes é preservar a liberdade de competir. Não há nenhuma restrição ou interferência no processo de competitividade das empresas”, disse hoje o presidente da Petroquisa, braço petroquímico da Petrobras, José Lima de Andrade. “Porém, queremos foco na petroquímica. Se quiserem investir em outro setor, terão que nos consultar”, completou.
Há, no entanto, um conjunto de situações em que a decisão deverá ser tomada por meio de consenso, segundo informou o presidente da Braskem, José Carlos Grubisich. A Petrobras deverá ser ouvida sempre que sua participação no capital votante da Braskem estiver acima dos 18%. Atualmente, está em 30%. O número de cadeiras que a estatal vai ocupar no conselho de administração da Braskem também poderá variar conforme a fatia no capital votante. No momento, a estatal terá três dos 11 assentos.
Entre os principais temas que terão de passar por consenso estão a emissão de novas ações ou de debêntures conversíveis em ações, eventual fechamento do capital, alterações no número de conselheiros, entre outros.
Lima sinalizou que a Petrobras não pretende perder cadeiras nos conselhos de Braskem e CPS. “Nossa participação nessas empresas está no planejamento estratégico. Queremos ficar e crescer junto. Temos garantia de não sermos diluídos”, disse.
O executivo garantiu ainda que a venda de matéria-prima para as duas empresas será feita em condições similares, descartando possíveis favorecimentos de uma ou outra empresa. “Temos interesse tanto como acionistas quanto como fornecedores”, disse o presidente da Petroquisa.
Fonte: Estadão