SÃO PAULO – Por meio de comunicado a Petrobras e a Unipar confirmaram hoje a formação de uma Sociedade Petroquímica, conforme antecipado pelo jornal Valor Econômico. Também hoje, a Petrobras anunciou negócio com a Braskem, transferindo seus ativos petroquímicos para a companhia.
Para a formação da sociedade com a Unipar, que vem sendo chamada informalmente de Companhia Petroquímica do Sudeste (CPS), a estatal entrará com os ativos da Suzano Petroquímica, adquirida recentemente. E a participação na Petroquímica União (PQU), detida pela Petroquisa.
Já a Unipar entra com sua participação de 33% na Rio Polímeros (Riopol) e R$ 380 milhões que serão utilizados para a aquisição das participações da Petroquisa e da Suzano na Riopol.
A Unipar também cede sua participação de 51,35% na PQU, todos os seus bens, direitos e obrigações da Unipar Divisão Química e a sua participação de 99% na Polietilenos União S.A.
Ainda de acordo com o comunicado, o controle desta nova sociedade será da Unipar, com 60% das ações ordinárias. Os 40% restantes serão de titularidade da Petrobras, que terá direitos assegurados em Acordo de Acionistas que será implementado.
” A Petrobras e a Unipar compartilham da necessidade de se promover a consolidação do setor petroquímico brasileiro de forma a se ter empresas com maiores escalas, com tecnologia e gestão capazes de torná-las competitivas em termos mundiais ” , indica o comunicado.