A V & M do BRASIL (VMB) informa que forneceu 500 t de tubos estruturais para as obras de adequação do Estádio Raimundo Sampaio, mais conhecido como Independência. Os componentes serão utilizados na cobertura do estádio que está sendo preparado para receber os jogos dos campeonatos mineiro e brasileiro enquanto o Mineirão estiver em reforma e dque também servirá de campo de treinamento para as seleções durante a Copa 2014.
Com projeto desenvolvido pelo arquiteto Leon Myssior, o espaço será renovado com base no estádio do clube Boa Vista, de Porto, em Portugal, que conta com arquibancadas e edifícios anexos feitos em concreto, sustentando cobertura em aço. A utilização dos tubos estruturais da VMB se tornou viável devido à capacidade de cobertura de vãos livres de 85 m e 120 m sobre as arquibancadas.
De acordo com a coordenadora do projeto arquitetônico do estádio, Graziele Cristina Gomes, a reforma deve seguir uma linha de obra industrializada. "Trata-se de um equipamento urbano que deve propiciar leveza, potencializando sua integração física com o espaço urbano e demais edificações do entorno", diz. Ela acrescenta que a escolha dos tubos estruturais para a cobertura do estádio foi em função da agilidade na montagem e flexibilidade, garantindo grandes vãos que auxiliarão em possíveis remanejamentos operacionais, já que se trata de uma área adensada. "Os tubos da VMB também facilitam a instalação de equipamentos de iluminação e sonorização e a manutenção destes e do espaço em geral, como a limpeza das calhas", exemplifica.
Além disso, a utilização dos tubos reduz o custo do empreendimento. Com elevada resistência e baixo peso, o material possui melhor performance para suportar compressão, torção, flexão, podendo ainda ser utilizado como estrutura mista.
"Os tubos circulares e retangulares da VMB permitem que arquitetos, engenheiros estruturais e empreiteiras possam desenvolver alternativas inovadoras para esse tipo de edificação", explica Rodrigo Cyrino Monteiro, gerente de Vendas e Marketing de Produtos e Soluções Estruturais da VMB. Atualmente, a Empresa também atua nos projetos voltados para a infraestrutura como aeroportos, terminais rodoviários e obras de mobilidade urbana, entre outros. "A rodoviária de Brasília (DF) e o Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro (RJ), receberam estruturas com tubos fabricados pela VMB na Usina Barreiro", recorda.
O engenheiro estrutural Afonso Henrique Mascarenhas, chief expert da Vallourec Research de Belo Horizonte, afirma que o tubo pode ser utilizado na construção civil, desde o estaqueamento de fundações até a cobertura. "Para se ter uma estrutura econômica e atraente, é importante conhecer as características do produto para determinar a sua aplicação", ensina. "Atuamos em parceria com universidades e arquitetos para divulgar o uso do material por meio de palestras e artigos. No momento, estamos desenvolvendo uma série de normas sobre a utilização da estrutura tubular. O material representa um grande potencial de negócios para a VMB", conclui.
Dados das coberturas do Estádio Independência:
• Vigas principais tubulares com 120 metros de vão nas laterais e 85 metros de vão livre no fundo.
• Tesouras secundárias tubulares de cerca de 35 metros de extensão, espaçadas a cada 15 metros, apoiadas em pilares de concreto (fundo) e nas vigas principais (frente).
• Contraventamentos, mãos francesas e passarelas de manutenção em tubos estruturais circulares.
• Terças em perfis formados a frio com 15 metros de vão livre.
• Cobertura em telhas metálicas termo-acústicas e em policarbonato.
Dimensões em planta:
• Duas laterais: 120m x 35m cada lateral.
• Fundo: 85m x 35m.
Projeto Arquitetônico Estrutural: Myssior Gestão de Projetos
Contratante: Andrade Valladares Engenharia e Construção
Fabricante de Estruturas Metálicas: Infrasteel Construções em Aço
Fonte: Estadão