O estado de Indiana (EUA) notificou por inadimplência uma concessionária rodoviária, que deve pelo menos US$ 9 milhões a empresas subcontratadas. A I-69 Development Partners administra um trecho da Interstate 69, na modalidade de parceria público-privada (PPP).
A autoridade financeira de Indiana disse na sua carta de notificação que várias contratadas deixaram ou estão ameaçando deixar o projeto por causa da falta de pagamento. Só para uma empresa, a Crider & Crider, a concessionária devia US $ 2,3 milhões.
“O Estado espera que todos recebam”, disse a direção de finanças públicas em um comunicado. “O órgão vai tomar todas as medidas para proteger os contribuintes e usuários-motoristas”.
Esta pode ser a segunda falência de uma parceria público privada, em Indiana. Em 2014, a concessionária ITR Concessão, que administrava 252 km de uma estrada no norte de Indiana, teve o contrato suspenso. A ITR havia superestimado o fluxo de tráfego.
A concessionária I-69 é uma empresa ligada ao grupo espanhol Isolux Corsan Finance BV e ganhou a concorrência em 2014.
O projeto envolvia a ampliação e operação de 34 km do trecho de estrada entre Bloomington e Martinsville. Com a construção a ser concluída no final deste ano, o projeto foi concebido para ser parte da estratégia de expansão da Isolux na América do Norte.