A Concessionária Bahia Norte finalizou, no dia 29 março, a terceira etapa de consultas públicas nas comunidades lindeiras ao Sistema BA-093, administrado pela empresa. Os encontros foram uma oportunidade para que os moradores e usuários das rodovias tirassem dúvidas sobre a concessão, as etapas das obras e a atuação da Bahia Norte. Além da equipe da concessionária, participaram também representantes da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba).
“A terceira etapa de consultas públicas foi a que apresentou o maior número de participantes. Os projetos sociais e a velocidade com que as obras estão sendo realizadas foram bastante elogiados. Notamos também um melhor entendimento das comunidades sobre o papel da concessionária no que se refere ao período de obras, que é passageiro, mas que trará benefícios reais para os moradores”, relata Cledson Castro, Assessor de Comunicação da Bahia Norte.
Ainda será realizada uma quarta etapa de consultas públicas em 2012, e, independente desses eventos, a Bahia Norte tem estado presente nas comunidades do entorno das rodovias do Sistema BA-093, agindo como fomentador de ações que gerem o desenvolvimento, através da valorização dos territórios, capacitação e geração de renda.
Um exemplo é o Projeto Mão Dupla, que engloba micro e pequenos empreendedores das mais variadas categorias como borracheiros, chaveiros, comerciantes, produtores e grupos produtivos comunitários, buscando aprimorar e fortalecer estes empreendimentos organizados de forma coletiva ou individual, abrangendo principalmente os municípios de Lauro de Freitas, Camaçari, Simões Filho, Dias D’Ávila, Mata de São João, Pojuca, Entre Rios, Esplanada, Conde e Jandaira. A iniciativa é patrocinada pelas concessionárias, pelo Consórcio Construtor OAS-Odebrecht e pelo Sebrae, conta com apoio do Instituto Invepar, e execução do IPGA (Instituto de Pesquisa e Tecnologia Gerencial Aprovada).
Além disso, a Bahia Norte tem atuado como parceira em eventos esportivos e culturais nas comunidades, e desenvolvido projetos em diversas áreas como educação ambiental, educação para o trânsito, e qualificação profissional.
Fonte: Padrão