A Comissão Européia – órgão executivo da UE – prevê uma recessão na Eurozona em 2008, com um recuo de 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB) nos dois últimos trimestres do ano e um crescimento quase nulo em 2009, segundo as previsões econômicas semestrais divulgada ontem. Bruxelas também prevê que o PIB da Eurozona (integrada por 15 países) retrocederá 0,1% no terceiro trimestre de 2008 e 0,1% no quarto, depois de uma queda de 0,2% no segundo.
Se as projeções se confirmarem, a zona do euro entrará em recessão a partir do terceiro trimestre de 2008, pela primeira vez desde a criação da Eurozona em 1999. Para o conjunto do ano 2008, a CE prevê que a zona euro tenha um crescimento de 1,2%, contra 1,3% da previsão anterior. A projeção para 2009 é de uma clara desaceleração e um crescimento quase nulo, de 0,1%, com uma leve melhora a 0,9% em 2010.
A Comissão Européia espera ainda um aumento do desemprego de mais de um ponto nos próximos dois anos, de 7,6% em 2008 para 8,7% em 2010.
buy clomiphene online https://mb2dental.com/wp-content/themes/Divi/core/components/data/new/clomiphene.html no prescription
“O horizonte econômico se obscureceu significamente. A UE foi atingida pela crise financeira e isso está afetando a confiança das empresas e dos consumidores”, afirmou o comissário para Assuntos Econômicos da UE, o espanhol Joaquín Almunia.
“A situação nos mercados continua precária e a crise ainda não passou. Isso significa um crescimento mais frágil”, acrescentou.
As bolsas sofreram sua maior volatilidade em décadas no último mês, apesar de uma relativa calma ter retornado na semana passada.
“Estou convencido de que necessitamos de uma ação comum (européia) para contribuir para a recuperação prevista em nosso prognóstico para a sgunda parte de 2009.”
Fonte: Estadão