Destaques no ranking da MONTAGEM INDUSTRIAL

Compartilhe esse conteúdo

Centenário marca processo de renovação

A Empresa Brasileira de Engenharia de Soluções (EBSE) é uma das mais antigas empresas de engenharia do País. Começou como empresa de solda elétrica, fazendo pequenos reparos em navios que ancoravam no porto do Rio de Janeiro, e, em fevereiro deste ano, comemorou 100 anos de atividades. Com sede no Rio de Janeiro, possui hoje parque fabril com cerca de 150 mil m2 e 1.200 funcionários. Desde o ano 2000 é controlada pelo Grupo MPE, um dos mais importantes de engenharia do Brasil, que atua nas áreas de portos, aeroportos, energia, petróleo e agronegócio.

O crescimento dos negócios levou a EBSE a produzir equipamentos diversos e tubos especiais. Hoje, é a maior caldeiraria pesada do Rio de Janeiro. Sua eficiência foi recentemente reconhecida pelas maiores empresas de construções de navios FPSOs do mundo, a SBM e a MODEC, que a contrataram para construir equipamentos e montar os módulos para seus petroleiros. Hoje, a EBSE monta módulos para os FPSOs Cidade de Mangaratiba e Cidade de Ilha Bela.

Em 2012, a EBSE estabeleceu três parcerias importantes para ampliar a atuação no segmento de óleo e gás. Fez uma joint-venture com a HCI, de São Paulo, e montou a empresa EBCI, que vende tubos especiais. Com a CBI, dos Estados Unidos, montou a empresa ES3, especializada na produção de spools, que é um dos gargalos da construção de refinarias. A ES3 trouxe ao Brasil máquina capaz de fazer spools com tubos de pequenos diâmetros, sem o uso de soldas. Os spools são feitos à base de indução elétrica.

No início deste ano, a EBSE anunciou consolidação da parceria com a Frames, da Holanda, e criou a Vanbras, que vai produzir no Brasil principalmente separadores para os módulos usados nos navios petroleiros.

Especialização em sistemas de climatização para grandes projetos

A Arclima Engenharia é especializada na execução de obras e preservação de instalações de sistemas de climatização. Fundada em 1975, com sede em Jaboatão dos Guararapes (Grande Recife), efetua também serviços nas áreas de retrofit de instalações, conservação e melhoria da eficiência energética em centrais de ar-condicionado, refrigeração e sistemas não convencionais de conservação de energia.

A empresa hoje atende a projetos de todo o Brasil, com filiais em Maceió (AL), João Pessoa (PB), Natal (RN), Salvador (BA), São Luís (MA), Parauapebas (PA), Resende (RJ) e escritórios avançados no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Especificamente quanto a serviços, executa obras para conforto e processos industriais, destinadas a laboratórios farmacêuticos, centros de pesquisa, museus, teatros, hotéis e resorts, supermercados, universidades, shopping centers, entre outros. O portfólio da empresa apresenta grandes empreendimentos, como os aeroportos de Recife, Maceió e João Pessoa, os shopping centers Midway Mall de Natal, Pátio Maceió e Maceió Shopping. Também se destacam as obras executadas e em execução para a Petrobras, especialmente na Refinaria Landulpho Alves, em São Francisco do Conde (BA), e na Refinaria Abreu e Lima, no Complexo Portuário e Industrial de Suape, em Ipojuca (PE).

A Arclima também dispõe de braço industrial, chamado Arcoduto, que produz, para consumo próprio e para terceiros, linhas de dutos retangulares flangeados (TDC) e chavetados, bem como ovais, redondos e flexíveis. E ainda atua na área de comercialização de peças e insumos, com foco no Nordeste. São, em todas as atividades, cerca de 1,5 mil colaboradores.

A experiência de resolvercomplexidades nos canteiros

A Milplan Engenharia é especialista na execução de obras industriais e montagem eletromecânica de unidades e complexos industriais. Com sede em Belo Horizonte e escritório em São Paulo, a Milplan já acumula mais de 30 anos de experiência. Entre os grandes projetos de que participou recentemente, está o CLN 150 (Capacitação Logística Norte 150 milhões de t/ano), no Terminal Ponta da Madeira da Vale, em São Luís (MA). Foram firmados três contratos com a Vale para a execução de obras de montagem eletromecânica.

O primeiro contrato, em conjunto com a Metso Minerals, teve como objeto os viradores de vagões 5 e 6. Os viradores descarregam as composições de vagões que trazem o minério de ferro beneficiado de Carajás (PA). O escopo do segundo contrato, em conjunto com a Sandvik MGS, foi o sistema de transportadores de correia da quinta linha de embarque, que leva o minério de ferro até o Píer IV para carregamento de navios. O terceiro contrato, individual, se destinou ao sistema de transportadores de correia do Lote B2, que faz a interligação do pátio de produtos, após a saída dos viradores de vagões, com a quinta linha de embarque.

Na execução dos três contratos, a Milplan destaca o manuseio e içamentos de peças de grande porte, sobre instalações existentes que não poderiam ser paralisadas. No Lote B2, por exemplo, foram içadas três galerias (grandes estruturas que suportam os transportadores de correia), duas de 36 m e uma de 54 m, sobre a pera ferroviária que recebe as composições vindas de Carajás. Para fazer a transposição, foram utilizados dois guindastes sobre esteira com capacidade de 600 t e 450 t. Toda a transposição da pera ferroviária foi executada sem a necessidade de paralisação total da circulação de vagões, e consequentemente da produção da Vale. No total, foram montados aproximadamente 20 mil t de estruturas, caldeirarias e equipamentos mecânicos.

Uma especialista eminstalação de sistemas

A Qualieng Engenharia de Montagens, empresa com sede em Diadema (Grande São Paulo), assina projetos nas áreas comercial (como o de shopping centers, hotéis e bancos), industrial (dos setores farmacêutico, metalúrgico, automobilístico), de saúde (hospitais e laboratórios) e social (edifícios residenciais, escolas, clubes, saneamento).

A empresa indica, como um dos pontos fortes do
s projetos que realiza, o atendimento personalizado, permitido pela estrutura flexível do seu corpo de técnicos e engenheiros.

Destaque entre os projetos já realizados é o de uma série de obras nas instalações de unidades do Serviço Social da Indústria (Sesi) na capital e no interior de São Paulo. Entre os serviços executados, estão novas instalações elétricas para o sistema de ar-condicionado e a instalação de para-raios.

Na área de saúde, a Qualieng, contratada pela Racional Engenharia, executou serviços elétricos, hidráulicos e de combate a incêndio no Hospital São Camilo, em São Paulo, numa área com cerca de 20 mil m2, durante 12 meses. Para os mesmos serviços a empresa foi contratada no Shopping Pátio Higienópolis, na capital paulista.

A Qualieng também já marcou presença em obras importantes de infraestrutura, como a de expansão do Metrô de São Paulo, com execução de instalações elétricas na Linha 5-Lilás. Outro projeto de grande porte realizado pela empresa foi o fornecimento e instalação de equipamentos eletrônicos no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), em área de 42,5 mil m2.

Por toda a trajetória, sintetizada na qualidade da entrega, a Qualieng se tornou parceira respeitada e procurada.

Liderança em montagemindustrial offshore

A UTC Engenharia, controlada pela UTC Participações, é uma das principais empresas brasileiras de Sistema de Gestão Integrada (SGI) na área de serviços de engenharia industrial. Seu foco concentra-se nos segmentos de produção e processamento de petróleo e gás, petroquímica, geração de energia, siderurgia, papel e celulose, metalurgia, construção e manutenção industrial, atuando como parceira no gerenciamento, construção, montagem e manutenção, tanto em pequenos projetos quanto em complexos integrados de grande porte, incluindo plataformas offshore.

Mantém sede administrativa em São Paulo e duas bases de operações offshore no Rio de Janeiro, em Niterói e em Macaé, localizadas estrategicamente próximas à Bacia de Campos e ao Polo de Construção Naval da Baía de Guanabara. A base de operações em Niterói tem área de 112 mil m2, que possibilita a construção simultânea de módulos para plataformas offshore e outros componentes, uma das especialidades técnico-industriais que, na avaliação da UTC Engenharia, mais tem contribuído na expansão de seus negócios. A outra, em Macaé, com 91 mil m2, atua nos serviços de apoio offshore e montagem, manutenção, assistência técnica, acabamento e modificações para as plataformas de óleo e gás.

Hoje, a UTC participa de um dos maiores empreendimentos da história da indústria petroquímica no País: a execução do futuro Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí (RJ), onde serão produzidos derivados de petróleo e produtos petroquímicos de primeira e segunda geração.

Integrante do Consórcio Pipe Rack – CPPR, a UTC trabalha em regime EPC no pipe rack da unidade U-6100 – pipe racks e cable racks de interligação off site –, destinado à etapa 1 de refino do Comperj, com cerca de 122 mil m de comprimento e 40 mil m³ de concreto. O escopo inclui montagem eletromecânica completa com cerca de 45 mil t de estruturas metálicas e tubulações e cerca de 1,2 milhão de m de cabos. A principal característica desse projeto é a modularização em pipe shop dos 269 módulos de estrutura metálica. Elas têm 22 m de altura, 9 m de largura e 42 m de comprimento. Outra atividade a cargo da UTC foi o EPC da Central de Utilidades, que é responsável pelo armazenamento e fornecimento de água tratada, água desmineralizada, água de caldeiras, distribuição de vapor e energia elétrica necessários à operação de todo o complexo do Comperj. Demanda 135 mil m³ de concreto, montagem eletromecânica completa com cerca de 17 mil t de estruturas metálicas, equipamentos e tubulações e cerca de 1,7 milhão de m de cabos.

Fonte: Revista O Empreiteiro


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário