Empresa fornece tanques para a Fiat

Compartilhe esse conteúdo

A Tecniplas forneceu oito tanques de compósitos em PRFV (Plástico Reforçado com Fibras de Vidro) para a Fiat Chrysler Automobiles. Instalados na planta da montadora em Pernambuco, os reservatórios têm entre 8-14 m de diâmetro e fazem parte do sistema de reúso de água da unidade.

Ao optar por tanques de compósitos em PRFV,, segundo Giocondo Rossi, diretor da Tecniplas, a Fiat dispensa a aplicação do revestimento de borracha necessário para impedir o ataque da água à estrutura de aço, ocorrência comum em função da porosidade característica do concreto.

“Além de aumentar o preço do tanque, o revestimento tem vida útil limitada, de três ou quatro anos. Depois, são necessários investimentos pesados em manutenção ou até mesmo a substituição do reservatório. Já os compósitos em PRFV são materiais imunes à corrosão, o que garante vida útil ao tanque de mais de trinta anos”, afirma.

A instalação em campo também ficou sob a responsabilidade da Tecniplas. Por terem mais de 5 m de diâmetro, limite para o transporte rodoviário no Brasil, os reservatórios fornecidos para a Fiat passaram pelo processo de oblatação. Em linhas gerais, esse sistema permite que as seções dos tanques sejam ovalizadas e acinturadas, assumindo o formato semelhante ao de um “oito”. Na planta do cliente, as seções são redimensionadas e, de forma manual, laminadas umas sobre as outras.

“A oblatação pode reduzir o tempo de transporte de 90 para 10 dias. Também permite transportar, dependendo do diâmetro do tanque, dois ou três anéis em uma mesma carreta. Ou seja, significa um ganho logístico considerável”, comenta Rossi.

p>

Fonte: Redação OE


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário