A temperatura de Paris em janeiro passado variou de zero grau a 8º C, com chuvas e períodos de sol, e aquela luminosidade imbatível da capital francesa, propiciada pelos prédios baixos e avenidas largas. Os organizadores da conferência de imprensa Pré-Intermat optaram por realizá-la no imponente edifício Grande Arch, no bairro empresarial de La Defense, repleta de arranha-céus, que contrastam com o perfil urbano tradicional de Paris. Mas o objetivo, de causar uma forte impressão sobre a tecnologia francesa, foi alcançado pela interação dos jornalistas com a inusitada estrutura, em forma de um gigantesco arco quadrado, cujo topo, a 110 m de altura, é acessível por elevadores expressos que viajam dentro de poços construídos com vidro transparente.
Ao lado do TGV, o trem de Grand Vitesse, as centrais nucleares de energia, o avião de combate Mirage, símbolos da tecnologia francesa, o Grande Arch ocupa seu lugar como a versão contemporânea do Arco do Triunfo que, ao lado da torre Eiffel, são os símbolos consagrados da capital francesa. Inaugurado em julho de 1989, as duas estruturas laterais verticais alojam escritórios do governo e no "teto" fica um centro de exposição, onde se realizou a conferência de imprensa Pré-Intermat 2009.
O principal prêmio de inovação tecnológica da Intermat 2009 foi para uma escavadeira híbrida da Mecalac-Ahlmann francesa, a 12MTX, de 9 t, equipada com motor diesel de apenas 51 kW, mais um motor-gerador elétrico de 15/30 kW, e bateria de lítio. Quando a máquina precisa de potência superior ao do motor diesel, o motor elétrico entra em ação. Resultado: menos consumo de diesel e CO2 no escape.
Outro prêmio foi outorgado a uma unidade compacta produtora de massa asfáltica a quente, Beluga, projetada sob medida para programas tipo tapa-buracos. Fabricada pela Fayat italiana, e transportada sobre chassis de caminhão, seca e aquece os materiais a 120º C para preservar as qualidades do binder no local de aplicação. É equipado com sistema de filtragem patenteado, que retém o particulado.
Um dispositivo de segurança, que avisa o operador de guindaste ou lança de concretagem, quando se aproxima de linhas de alta tensão, também foi premiado. É o Sky Radio 2.0, da MADE-SA, que usa 15 sensores wireless ligados a uma unidade central, fazendo soar a buzina do alarme.
New Holland, fabricante full line com 13 linhas e 80 produtos básicos em mais de 600 versões, renovou 85% desses modelos nos anos recentes, como é o caso da série B das escavadeiras hidráulicas e carregadeiras de rodas lançada em 2008, bem como as novas séries de carregadeiras retro e skid steer. Mantendo o foco na inovação tecnológica, a New Holland promete lançar este ano a carregadeira compacta W50 com motor a gás natural, que tem emissão quase zero, projetado em conjunto com o Centro Ricerche Fiat.
Na Intermat 2009, a empresa apresenta uma nova série de escavadeiras em seis configurações básicas – WE150Compact, WE170Compact, WE190Compact, WE210 e WE230, mais suas versões industriais.
Compact significa traseira curta para raio reduzido de giro. São equipadas com três bombas hidráulicas de deslocamento variável, atendendo o implemento, a translação da máquina e o giro. Estará exposta ainda a escavadeira E150 Blade Runner B, de 15 t, equipada com lâmina bulldozer manobrável, sapatas curvas para melhor tração e motores de translação com potência para deslocar 21 t.
Liebherr de pronto informou que não haverá dispensa de funcionários nas suas fábricas em 2009, e que pretende preservar sua capacitação técnica representada pelos seus engenheiros e técnicos, neste cenário de crise global. A fábrica alemã lança a nova geração seis de escavadeiras sobre esteiras, na faixa de 21 a 28 t, com tecnologia Advanced, que inclui sistema hidráulico de controle positivo de circuito duplo, cuja bomba é gerenciada de forma eletrônica, para atender a diversas funções acionadas ao mesmo tempo.
Caterpillar vai centrar sua participação na Intermat 2009 em torno de inovação tecnológica, representada pelo trator D7E de tração elétrica, lançado na Conexpo de 2008, que consome 20% menos diesel e produz 10% a mais; a série M de motoniveladoras, controladas por joysticks; e o conceito do Connected Worksite – canteiro conectado – onde a empreiteira gerencia a frota e a obra em tempo real;
Para proteger pneus de caminhões contra cortes e furos, Rud lança o revolucionário Sideflex -uma blindagem leve que se encaixa no cubo da roda, cujas placas triangulares se estendem até quase roçar o solo, afastando as rochas pontiagudas das paredes dos pneus.
Hyundai apresenta Hi-Mate, sistema baseado em GPS para rastrear e monitorar equipamentos, fornecendo localização geográfica, indicadores como consumo de combustível, temperatura do líquido refrigerante, pressão da bomba hidráulica. Possibilita diagnósticos online e pode paralisar a máquina em caso de necessidade.
Wirtgen revela o sistema Widrive para a fresadora W150, que coordena as principais funções do equipamento de forma automática, produz qualidade uniforme na fresagem, com consumo menor de diesel e fadiga reduzido do operador. A Hamm apresenta dois modelos na sua linha HD+ de rolos tandem, de 12 t e 14 t, dotados de articulação inovadora que melhora a estabilidade e a compactação nas curvas.
Doosan, que vai abrir subsidiária no Brasil este ano, amplia sua linha com os caminhões articulados Moxy, da Noruega, agora sua controlada. São quatro modelos de 24,6 a 37 t, motor Scania, tração permanente nas seis rodas.
Bobcat lança na Intermat 2009 uma escavadeira sobre esteiras de 6 t, de traseira chata , para operar em espaços confinados.
JCB também amplia sua linha com a midi 8065, de 6 t, motor de 54 kW turbo, traseira cortada, profundidade de corte de 4,3 m, braço fabricado numa peça única e com mangueiras protegidas contra danos.
Haulotte lança a linha Biljax de plataformas aéreas com nivelamento automático, em cinco modelos com alcance de 10 a 18,8 m, 227 kg de capacidade, indicador de horas de uso e condição da bateria, e linhas de ar e água até a plataforma.
Volvo ECR305CL é a escavadeira de giro curto na classe de 33,8 a 37 t, com cabine arredondada mais espaçosa, motor Tier III de 195 HP e caçamba de 0,52 a 2,1 m3 e ampla linha de implementos. Pode trabalhar, por exemplo, numa só faixa de tráfego de uma rodovia em caso de obras, mantendo as outras faixas abertas ao uso do público.
Fonte: Estadão