A edição 2014 da Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (Fenasan), maior evento do setor na América Latina, atraiu público de 19 mil pessoas, cerca de 12% superior ao registrado no ano passado, de acordo com a organização.
Em sua vigésima quinta edição, de 30 de julho a 1º de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo, 248 empresas expuseram equipamentos e serviços, entre eles, os modernos sistemas de ultrafiltração de efluentes por membranas; no ano passado, haviam sido 220 empresas.
Simultaneamente à Fenasan, aconteceu o 25º Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (Encontro Técnico AESabesp), com a apresentação de 80 trabalhos técnicos e a realização de oito mesas-redondas e três minicursos. Oportunidade concentrada e qualificada de aprendizado.
Os números da feira e do congresso indicam interesse crescente e avanço da cadeia produtiva do setor no Brasil, em contexto que projeta a universalização (ou quase) dos serviços de saneamento básico até 2033. Diretrizes, metas e ações formais constam do Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab), aprovado em dezembro de 2013.
A apresentação de técnicas e equipamentos, o compartilhamento de experiências e projetos cumprem, portanto, importante função educativa e profissionalizante. É chance de mais acertos e de projetos mais bem estruturados no futuro, com gestores bem preparados. Daí, a validade de tudo que se viu. A propósito, a Fenasan 2015 já tem local e data definidos: o mesmo Expo Center Norte, nos dias 26, 27 e 28 agosto de 2015. (Guilherme Azevedo)
Fonte: Revista O Empreiteiro