A previsão é do Sindicopes (Sindicato da Construção Pesada no Espírito Santo), que durante esta semana, em evento do setor, irá colocar em discussão a falta de mão-de-obra qualificada e a abertura para concessões públicas privadas.
Somente em 2008 os investimentos em obras públicas de infra-estrutura e a ampliação e instalação de grandes plantas industriais devem movimentar R$ 1,1 bilhão no mercado capixaba, número 10% maior que no ano anterior. Os dados dão do Sindicopes (Sindicato da Construção Pesada no ES), que, apesar da crise mundial, estima o mesmo crescimento em 2009.
Os dados apontam que, após alguns anos sem investimentos públicos consideráveis, a indústria do segmento retomou sua capacidade de produção. Para o presidente do Sindicopes, Wilmar Barroso Filho, o crescimento já desperta o interesse de atuação de empresas de outros Estados. Setores como o de metal-mecânica, exploração de rochas, material de construção, equipamentos e informática, são alguns que também se beneficiam.
Para debater as mudanças, perspectivas e discutir os principais temas do setor, o sindicato realiza na próxima quarta e quinta-feira, 12 e 13 de setembro, no Centro de Convenções de Vitória, o Encopes – 1º Encontro Capixaba da Construção Pesada. Entre os objetivos do evento está a atualização e capacitação de mão-de-obra.
Empregos – “Existe grande demanda por profissionais com qualificação específica, como é o caso dos operadores de máquinas”, conta o presidente, ao explicar que a falta mão-de-obra qualificada é um grande entrave a projeção da construção pesada capixaba.
Isso se deve, principalmente, a uma migração de profissionais para estados como Minas Gerais e Rio de Janeiro, em uma época de poucos investimentos no Espírito Santo.
O Sindicopes, em parceria com o Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, sindicatos e empresas fornecedoras de equipamentos, vem desenvolvendo parcerias com o objetivo de formar e capacitar trabalhadores da área. No Espírito Santo a construção pesada responde por sete mil empregos diretos e 21 mil indiretos.
Além da carência de mão-de-obra qualificada, a falta de matéria prima e os entraves decorrentes da burocratização de processos ambientais causam impactos no desenvolvimento do setor, que poderiam ser resolvidos com a agilidade dos processos de licenciamentos ambientais, por exemplo.
Privatizações – A possibilidade de concessões a iniciativa privada de rodovias e aeroportos pode ser a solução para os muitos problemas logísticos brasileiros. O Sindicopes reconhece a carência de investimentos nesse setor, o que torna as tarifas elevadas. Para contextualizar o assunto aos acontecimentos capixabas, durante o Encopes o advogado especialista na área Ricardo Levy ministrará palestra.
Levy garante que já há previsão legal suficiente para que essa ação seja realizada sem a necessidade da promulgação de uma nova lei, e que a concessão privada é uma tendência mundial.
Outro assunto colocado em pauta durante o evento é a sucessão em empresas familiares. O conferencista internacional e consultor de empresas na área de profissionalização, sucessão e formação de sucessores nas empresas familiares, Renato Bernhoeft, possui um estudo que aponta que de cada 100 fortunas brasileiras, só 18 foram herdadas. E mais, que 67% das empresas familiares não ultrapassam a segunda geração. Fatos marcantes, visto que, de acordo com dados do Sebrae, 90% das empresas brasileiras são familiares.
Encopes – O 1º Encontro Capixaba da Construção Pesada acontece nos dias 12 e 13 de novembro, a partir das 15h, no Centro de Convenções de Vitória. Na programação do evento, contam palestras, uma Feira de Produtos e Fornecedores e uma Mostra de Obras Públicas, além de quatro workshops técnicos.
O encontro tem entrada gratuita, mas as vagas para as palestras são restritas a capacidade do auditório. Por isso, as inscrições devem ser feitas, antecipadamente, através do site do evento (www.sindicopes.com.br/encopes). A expectativa dos organizadores é que 1.200 pessoas passem pelo local nos dois dias de evento.
O Sindicopes assina a realização do Encopes, que tem patrocínio do Governo Estadual, ArcelorMittal, Sotreq, Petrobrás, LDA, Romanelli, Banco Potencial e Banestes; com apoio do CREA/ES. A organização é da Win Central de Eventos e Vieira & Rosenberg.
Encopes – 1º Encontro Capixaba da Construção Pesada, dias 12 e 13 de novembro, no Centro de Convenções de Vitória – Rua Constante Sodré, 157 – Santa Lúcia – Vitória. Inscrições: Gratuitas, através do site www.sindicopes.com.br/encopes ou no local do evento. As vagas das palestras e workshops são restritas a capacidade do auditório. Telefone (27) 3345-0921 ou eventos.vix@wincentraldeeventos.com.br.
Fonte: Estadão