Chefes de estado e representantes de 33 países participaram nesta terça-feira, no balneário baiano da Costa do Sauípe, da Cúpula da América Latina e do Caribe (Calc). Entre os objetivos do encontro está a integração e o desenvolvimento da região, em um contexto de desentendimentos entre vizinhos e crise financeira global.
Serão dois dias de discussões, que deverão englobar questões diplomáticas pendentes entre diversos países. No que diz respeito ao Brasil, principal economia da região, estão em pauta o pagamento de um empréstimo ao Brasil pelo Equador e a revisão de valores da dívida da usina de Itaipu, a pedido do Paraguai.
Além disso, o país ainda deve resolver outras divergências com Bolívia e Argentina.
Fora da esfera brasileira, há ainda o impasse entre Uruguai e Argentina para a escolha do próximo secretário-geral da Unsaul (União das Nações Sul-Americanas). O governo uruguaio ameaça abandonar o grupo se o ex-presidente argentino Nestor Kirchner se candidatar ao cargo.
Outra contenda se refere à construção de uma fábrica de papel e celulose às margens do rio Uruguai, na fronteira entre os dois países.
buy premarin online blackmenheal.org/wp-content/languages/new/mg/premarin.html no prescription
A Calc será a primeira cúpula de líderes da América Latina e do Caribe a ser realizada sem emissários dos Estados Unidos, Portugal e Espanha.
buy prednisone online blackmenheal.org/wp-content/languages/new/mg/prednisone.html no prescription
Para o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, o acontecimento é uma demonstração de “grande maturidade” das nações da região. “Eu acho que a América Latina e o Caribe estão dando uma demonstração de grande maturidade envolvendo países de todos os matizes ideológicos que têm em comum o desejo de integrar a América Latina e o Caribe como um espaço próprio”, disse Amorim, nesta segunda.
buy lipitor online blackmenheal.org/wp-content/languages/new/mg/lipitor.html no prescription
Além da Calc, Sauípe sedia também encontros do Mercosul, da Unasul e do Grupo Rio.
Fonte: Estadão