Novos métodos construtivos e negócios

grupo WTorre, desde que foi fundado em 1981, sempre procurou adotar processos construtivos inovadores. Graças ao seu pioneirismo, conseguiu se diferenciar num ambiente cada vez mais competitivo e globalizado, conquistou reconhecimento no mercado e consolidou-se como um dos grandes grupos brasileiros de commercial properties, incorporação imobiliária e gestão de portfólio.

O grupo foi responsável, por exemplo, pela introdução no Brasil de modelos revolucionários de construção. É o caso do sistema Tilt Up, adotado pela WTorre em 1992.A tecnologia de construção norte-americana combina agilidade, eficiência e competitividade. Segundo definição da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem (Abesc), trata-se de um sistema que se baseia na fabricação de placas de concreto de grandes dimensões, autoportantes, que têm função estrutural e de fechamento.

A WTorre também se coloca como responsável pelo lançamento no País do conceito Build to Suit, modelo de negócio que permite a exclusividade desde a escolha do terreno ideal à construção, de acordo com as necessidades dos clientes, finalizando o processo com a locação do empreendimento em contratos de longa duração.

*Estaleiro Rio Grande (RS)

Crescimento e mudanças

O crescimento dos negócios e as diversas áreas de atuação exigiram mudanças profundas no grupo, que foram iniciadas em 2005, quando surgiu a WTorre SA, holding que concentra os diferentes negócios do grupo: WTorre Properties (líder em commercial properties), a WTorre Engenharia (projetos comerciais, industriais, infraestruturais e logística) e a WTorre Residencial (incorporação e construção de empreendimentos residenciais).

Prestes a completar 30 anos, o grupo WTorre acumula mais de 5 milhões de m² construídos, em cerca de 200 projetos no Brasil e no exterior. Possui R$ 4 bilhões em ativos, divididos entre 600 mil m² de área para locação e 7,9 milhões de m² de terrenos em estoque.

O WTorre está à frente de grandes projetos como o da Arena Palestra Itália, que pretende ser um dos mais modernos espaços de entretenimento do País. O local terá capacidade para 45 mil lugares e poderá abrigar eventos esportivos, musicais e outras atividades de lazer.

Outra obra de destaque é o WTorre JK, no Itaim Bibi, em São Paulo. A primeira torre, já concluída, abriga a sede do banco Santander no Brasil. O complexo ainda contará com outras duas torres e um shopping center.

Perfil de empreendedor

A WTorre foi criada por Walter Torre Júnior, engenheiro civil formado pela Universidade Mogi das Cruzes, em 1978. Antes de concluir seus estudos, já mostrava seu caráter empreendedor: em 1973 abriu uma empresa de transporte. No ano seguinte, foi proprietário de um ringue de patinação.

No início da década de 1980, fundou a primeira empresa que daria origem ao grupo WTorre, a Construtora Walter Torre Júnior. Ela prestava serviços de construção de galpões industriais para locação. Daí em diante, o grupo teve uma impressionante trajetória empresarial dentro do segmento da construção civil brasileira.

Nota da Redação: A BR Properties concluiu, em janeiro de 2012, juntamente com o banco BTG Pactual e a One Properties, o processo para incorporação da WTorre, anunciada em setembro de 2011.

Deixe um comentário