Projeto de Centros de Saúde em BH vence prêmio global de engenharia

Compartilhe esse conteúdo

Com 31 projetos de 23 nações diferentes em todos os continentes, exceto na Antártida,  a revista norte-americana Engineering News-Record (ENR) realizou sua 11ª edição do prêmio Global Best Projects e agraciou um projeto brasileiro: dos Centros de Saúde da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

O projeto realizado através da Parceria Público-Privada SPE Saúde BH e construídos pela Odebrecht Engenharia e Construção (OEC), foi o vencedor na categoria Health Care (Assistência à Saúde). Considerado o Oscar da engenharia mundial, a premiação ainda agraciou mais 14 categorias, dentre elas Aeroportos, Túneis, Ferrovias, Saneamento, entre outros segmentos da infraestrutura.

A PPP firmada entre a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e a concessionária SPE Saúde BH foi iniciada em 2019, e a parceria entregou 48 Centros de Saúde na capital mineira.

Os Centros de Saúde de Belo Horizonte possuem recepção, áreas administrativas, consultórios para as Equipes de Saúde da Família, farmácia, salas de espera, coleta e vacina, consultórios odontológicos, salas de observação, curativos e higienização. Também consta no projeto a implantação de sala multiuso, copa, sala de estar, vestiários, sanitários, espaços para agentes comunitários e controle de epidemias, totalizando uma área total construída superior a 50 mil metros quadrados em todas as estruturas.

Neste modelo de contratação, os serviços prestados pela SPE Saúde BH são avaliados mensalmente por uma entidade verificadora independente e só então recebe a contrapartida do poder concedente. A empresa é remunerada e avaliada pela qualidade do serviço prestado aos usuários com base em critérios pré-estabelecidos. Ao final do período de concessão, as estruturas físicas e equipamentos adquiridos ficam todos como parte do patrimônio público, sendo devolvidos em pleno estado de conservação ao poder concedente.

Além desta premiação, a OEC já recebeu 20 prêmios no Global Best Projects, promovido pela ENR. Em 2020, a empresa venceu a principal categoria, de Melhor Projeto Global, com a obra da Reurbanização de Colón, no Panamá. A primeira vez que a construtora recebeu a distinção foi em 2012, com a execução do MIA Mover, em Miami (EUA). Em 2021, a construtora recebeu o prêmio com as obras de Laúca e Vias de Luanda, em Angola.

Mais informações sobre a apresentação dos prêmios Global Best Projects, no site: www.enr.com/global-best-projects .


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário