Racionamento seria obrigatório desde 2013

Compartilhe esse conteúdo

*Roberta Baptista Rodrigues

Na análise das questões colocadas pela revista, tenho a informar que o colapso do sistema Cantareira se deve basicamente ao período com menor índice pluviométrico, má gestão das bacias hidrográficas e do volume dos reservatórios e também devido ao desperdício de água nas redes de abastecimento e por parte da população.
 

Considero que, em razão dos motivos expostos, o racionamento deveria ter sido implementado já no início do segundo semestre de 2013, considerando o volume dos reservatórios e a situação de estiagem que já se apresentava.

 

Diante dos problemas colocados, acredito que no médio e longo prazo precisamos da boa gestão das bacias hidrográficas. Para tanto, precisamos da aplicação da Política de Recursos Hídricos, que prega também a gestão das águas integrada com a gestão ambiental. A curto prazo não resta outra alternativa que não seja o bom uso da água por parte de todos e o racionamento, que em algumas regiões já vêm sendo realizado mediante a redução de pressão na rede.

 

Além disso, precisamos de políticas públicas que auxiliem no bom uso da água, tais como incentivo ao reúso; multa para quem lavar calçada ou carro com água potável; incentivo à educação ambiental; incentivo financeiro aos estabelecimentos que adotarem boas práticas de uso da água; compensação financeira aos irrigantes que adotarem programas como o Produtor de Água, criado pela Agência Nacional de Águas, etc.

 

*Roberta Baptista Rodrigues é professora do curso de engenharia da Universidade Anhembi Morumbi

Fonte: Revista O Empreiteiro


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário