Soluções geotécnicas para problemas logísticos

Compartilhe esse conteúdo

O SESC inaugurou em 2017 a sua unidade de serviços e lazer na Rua 24 de Maio com a Rua Dom José de Barros, no centro de São Paulo (SP), com 12 andares e dois subsolos a aproximadamente 7 m do nível da rua onde localizava-se o antigo Edifício da Mesbla construído em 1939, onde recebeu um grande reforço de modernização no ano de 2012. O projeto de Arquitetura é de autoria de MMBB Arquitetos e equipe com a estrutura de responsabilidade de Kurkdjian Fruchtengarten Engenharia Associados.

buy celexa online ponderapharma.com/wp-content/uploads/2022/08/png/celexa.html no prescription pharmacy

A obra é limítrofe à galeria Guatapará e edifícios Broggi, Rio Branco e Schewery, e ruas 24 de Maio e Dom José de Barros e para atender a área necessária foi demolido o antigo restaurante Fasano.

Parte da estrutura antiga com pilares apoiados em estacas Franki foi preservada, por isso as soluções para as novas fundações e contenções apresentaram condições peculiares.
wsbarberschool.com/wp-content/languages/new/college-paper-writing-service.html

Face à existência do nível d’água a 3 m de profundidade foi inicialmente prevista contenção através de paredes diafragma e como fundação para as cargas mais elevadas, estacas barrete de 2,20 x 5,00 m bem como estacas raiz de Ø 50cm, Ø 41cm e Ø 31cm para outras cargas.

No entanto, esta metodologia foi abandonada, pois implicava numa complexa logística, causada pela restrição de tráfego de caminhões pesados, retirada de lama, concretagem e a limitação de espaço físico, o que impossibilitaria a mobilidade de equipamentos de grande porte.
wsbarberschool.com/wp-content/languages/new/get-paid-to-write-papers.html

Além disso, a proximidade aos edifícios lindeiros e concentração de cerca de 600 residências limitava o turno de trabalho a dois períodos.

online pharmacy buy prelone with best prices today in the USA

Sendo assim, as cargas nos pilares centrais de até 2.
wsbarberschool.com/wp-content/languages/new/write-a-scientific-paper.html

650 t e nos demais em torno de 650 t, a solução que foi proposta pelo projetista das fundações, professor Marcos Lima Verde Guimarães, e aceita pelo Sesc foi a fundação através de estacas raiz de Ø 50cm para 220 t com comprimento útil de 37m, e estacas raiz de Ø 41cm para carga de 100 t com 34 m de profundidade.

Para estancar a água no subsolo foram projetadas colunas de jet grouting através do método JSG ou JG (Jumbo Special Grouting ou Jumbo Grouting) de Ø 1,80 m, Ø 1,20 m e Ø 1,00 m, formando então uma laje de subpressão de 5,00 a 7,00 m de espessura em toda a área dos subsolos.

online pharmacy buy tamiflu with best prices today in the USA

Estacas raiz de Ø 50 cm e Ø 41cm foram projetadas justapostas, com perfis metálicos embutidos, junto às divisas do fundo e da galeria Guatapará alteados para contenção.

buy amoxicillin online ponderapharma.com/wp-content/uploads/2022/08/png/amoxicillin.html no prescription pharmacy

Como foi exposto, as colunas de jet grouting para subpressão foram alteadas em todas as divisas redundando em contenção de estacas raiz e jet grouting.

buy advair rotahaler online ponderapharma.com/wp-content/uploads/2022/08/png/advair-rotahaler.html no prescription pharmacy

Foi necessária a execução das estacas raiz de contenção e fundação sobre o jet grouting e através dele, para atingir as profundidades recomendadas em projeto. Com isso foram executadas estacas com até 42 m de comprimento, marca sem precedentes para estacas raiz de Ø 50cm, onde a Fundsolo mais uma vez inovou perfurando através da utilização de ar comprimido evitando a lama de refluxo e reduzindo os impactos ambientais.

Por tratar-se de um método intrusivo, para a execução das colunas de jet grouting fez-se necessário a utilização de parâmetros de pressão, consumo, rotação, levantamento da haste precisamente calculados. Além disso, a observação do comportamento do solo através de métodos de monitoramento por instrumentos como pinos de recalque e piezômetros, tornou possível readequar o projeto de fundações para determinadas áreas onde os recalques positivos foram alertantes quanto ao risco de interferência nos edifícios lindeiros.

Com projeto da MAG Projesolos Engenheiros Associados, consultoria da Nouh Engenharia e execução das fundações e contenções em estacas raiz e jet grouting pela Fundsolo Serviços Geotécnicos e Fundações, a obra é referência marcante pela complexidade executiva gerada por fatores como espaço limitado, proximidade a edifícios históricos e desprovidos de fundações profundas, bem como pelo arrojo em edificar um prédio intrínseco a um existente.


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário